domingo, 27 de março de 2011

Lakers vence a primeira final da NBA


Ao final da temporada 1948-49, a BAA e NBL se uniram, e nascia a NBA. A primeira temporada disputada (1949-50), contou com a participação de 17 franquias, separadas em três divisões. O Lakers ficou na divisão central, fez uma campanha de 51 vitórias e 17 derrotas e só perdeu um jogo em casa,.[8][9]

O time estava ainda mais forte, contava com um promissor trio: Vern Mikkelsen, considerado o primeiro ala de força da história da NBA e conhecido por sua defesa e sua grande resistência física - dos 800 jogos possíveis durante sua carreira, jogou 798; Slater Martin, um outro grande defensor, presente no hall da fama do Basquet; e o armador Bud Grant.
Assim como na temporada anterior, o time foi para as finais, só que dessa vez enfrentando o Syracuse Nationals. O Nationals tinha o mando de quadra, mas o Lakers venceu o primeiro jogo da série com um tiro longo do armador reserva Bob Harrison. A série final, assim como no ano anterior, terminou em 6 jogos.
A temporada seguinte teve o número de equipes reduzidas, assim como o número de divisões. O Lakers retornou para a conferência Oeste, a liga ficou só com 11 times e os jogadores dos times que abandonaram a NBA fora distribuídos entre os times restantes, tornando a competição mais igual.
O Lakers era tido como favorito para levar mais um título e fez a melhor campanha da liga na temporada regular (44 vitórias e 24 derrotas),[10] mas os playoffs não saíram como planejado. O Lakers perdeu a primeira partida em jogo dos playoffs que não fosse final da liga para o Indianapolis Olympians, mas conseguiu virar a série para 2x1. A final foi contra o Rochester Royals. O Minneapolis Lakers saiu na frente, mas não conseguiu segurar adversário e perdeu a série por 3x1.
A Primeira Dinastia da NBA Na temporada seguinte, o Lakers conseguiu mais um título, passando mais uma vez pelo Indiana Olypmpians, pelo Rochester Royals e, na final, enfrentando o New York.[11] É interessante notar que os jogos que foram mandados em Nova Iorque não ocorreram no Madison Square Garden, porque o circo estava na cidade.
Em 1952-53, Minneapolis Lakers e New York Knicks trilhavam o caminho em suas conferências (Oeste e Leste, respectivamente) para se enfrentarem novamente na final da NBA. O Lakers teve 48 vitórias na temporada regular, uma a mais que o Knicks, ficando assim com a melhor campanha daquele ano. Confirmando seu favoritismo, a série final foi vencida pelo time de Minneapolis em apenas 5 jogos.[12] Sendo assim, o Lakers era o primeiro time da NBA a vencer duas finais consecutivas.
temporada seguinte foi um pouco problemática para a estrela do time, George Mikan. Problemas nos joelhos dificultaram o jogo do pivô de 29 anos, que viu sua média de pontos cair para 18,1 por jogo. Mas, o Lakers, àquela altura, havia assinado com Clyde Lovellette.
Clyde foi um dos primeiros homens de garrafão a se afastar um pouco da cesta para executar bem seu jogo. Isso lhe dava a possibilidade de jogar como ala, ala-de-força e pivô. Era um jogador difícil de ser marcado, pois deslocava o adversário para fora de sua posição.
Naquela temporada, a NBA adotou o sistema de round-robins no primeiro round dos playoffs. Era esperado que houvesse mais uma reedição das duas finais anteriores, mas o New York Knicks foi eliminado no novo sistema de disputa. A série final ocorreu entre Minneapolis Lakers e Syracuse Nationals.

Nenhum comentário:

Postar um comentário